23 outubro 2009

Contra a violência e o extermínio da Juventude DNJ


O Dia Nacional da Juventude, que acontece neste Domingo, 25 de Outubro, convoca a Igreja Católica, a sociedade e os grupos de jovens a refletirem e a se mobilizarem com um assunto muito importante: a defesa da vida, contra a violência e o extermínio da Juventude.

Não é preciso citar as manchetes que relacionam os jovens às mais diversas formas de violência. Em todo Brasil, de acordo com o Mapa da Violência 2008, o número de homicídios de jovens (15 a 24 anos) aumentou cerca de 31,3% em dez anos. Em 1996 o foram 13.186, enquanto que em 2006 este número chegou a 17.312. O crescimento foi bem superior ao que foi constatado nos números referentes aos assassinatos na população total (de todas as idades), que foi de 20% no mesmo período.

Porém, diante desta realidade não devemos nos acomodar e creditar ao jovem a culpa por toda esta realidade de morte, presente em muitos lugares. A paz só acontece quando há justiça. É preciso gritar pela juventude que quer viver, e que necessita de oportunidades, políticas públicas, educação, saúde, família. A atitude do cristão é não se conformar, buscando a transformação da realidade.

Este ano, somos convidados a realizar uma grande ação em prol da vida das juventudes, em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2009. A Pastoral da Juventude Nacional, que tradicionalmente escolhe os temas para o DNJ, nos convida a olharmos com mais atenção para a triste realidade dos milhares de jovens que todos os anos são vítimas da violência em nosso país.


Alegra-nos o testemunho e a persistência das Pastorais da Juventude ao ser voz das multidões silenciadas; ao pautar temáticas na defesa da vida e dos direitos juvenis, confrontando com o modo pelo qual a juventude é considerada pelo estado brasileiro, pela sociedade, pelas famílias, pela Igreja.
É hora de avançar! O DNJ já não encontra mais sentido isoladamente. Ele se liga à Campanha da Fraternidade. O DNJ é parte de um todo maior que busca a dignidade jovem; ele celebra as lutas anuais dos/as jovens organizados; é a mobilização maior, concentrando multidões de jovens que buscam novas relações de vida pautadas na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora, na construção da paz.



Então vamos fazer bonito nesse domingo, refletir e tirar propostas concretas , para que possamos honrar nosso companheiro e amigo:" Vamos juntos gritar, girar o mundo. Chega de violência e exterminio de jovens!" Pe.Gisley


25 de outubro de 2009

Local: Paróquia Imaculada Conceição
Cidade: Duque de Caxias
Bairro: Vila São Luiz
Regional: Centro
Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti

É pessoal, vamos levantar a poeira em nossa Diocese. Chamar nossos jovens, caminhar em marcha contra essa violência que marca nossa Baixada Fluminense.

Façamos deste dia, ñ somente um dia festivo, mas também de reflexão e fé de que podemos e devemos mudar esta situação!

Rumo ao dia 25 de outubro, aonde tentaremos fazer com que o Bairro da Vila São Luiz em Duque de Caxias não se esqueça jamais que um dia Jovens passaram por ali e deixaram sua Marca, seu Legado, seu Amor e sua Fé!

Como chegar?

**Você vem da Washington Luiz ?

Descer no Carrefour e fazer o caminho sentido Pça da Vila São Luis/Paróquia Imaculada Conceição, entrar na Av.Expedicioná rio José Amaro e seguir até a Pça da Bandeira, local que inicaremos nosso dia.

** Você vem do Centro de Caxias ou São João de Meriti?

Você tem 3 opções de ônibus, todos eles passam na Pça da Bandeira (Pça da Igreja). O Ponto para pegar, é na Av. Nilo Peçanha.

1ª - Variante x Periquito (Viação Reginas)

2ª – Hosp. Duque de Caxias x Jardim Gramacho (Viação Reginas)
3ª – 21 de Abril (Viação Fabios)

Todas as opções, pedir para descer na Pça da Bandeira (Pça da Igreja).

**** O que levar??? ****

Além de muita animação e alegria, não esqueçam suas Bandeiras, Camisas, instrumentos de música, e tudo aquilo que possa contribuir com o momento.

Lembramos também de levarem canecas, pois vivemos um momento de Preservação Ambiental, portanto copos de plástico não seram usados.


Avante Juventude!!! !

Ihhhhh....

DNJ Vem Aí!!! A Juventude vai falar!!!! Nós somos contra a violência!!!! Queremos vida para mudar!!!!

OOOOO... PJ Ole, Ole, Ole... PJ Ole, Ole, Ole..

Nenhum comentário: