17 dezembro 2009

De Puebla á Aparecida


Aconteceu no centro Mariopólis Ginetta, em Vargem Grande Paulista-SP de 04 á 07 de dezembro de 2009, o Seminário de 30 anos de Puebla, que possibilitou contextualizar a caminhada de nossa igreja na opção pelos/as jovens e empobrecidos em nosso Continente; identificar e atualizar a proposta no contexto do cenário eclesial e social hoje, refletindo como a Igreja está acolhendo os/as jovens, de Puebla à Aparecida.

O seminário teve grandes nomes da evangelização da juventude, tais como: Padre Hilário Dick, Padre Jorge Boran, Carmem Lucia Teixeira (ex-assessores nacionais do Setor Juventude da CNBB), Dom Eduardo Pinheiro (bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB), Dom Mariano Parra (bispo responsável pelo Setor Juventude do CELAM), Padre Augusto (coordenador do Setor Juventude do CELAM), Fernando Altemeyer (doutor em teologia) Hildete Emanuele de Souza (representante da PJ Nacional) e Felipe Freitas (coordenador da campanha contra extermínio de jovens)

Dom Eduardo Pinheiro, bispo responsável pelo Setor Juventude da CNBB, abriu o semináro motivando os mais de duzentos jovens que estiveram presente, mesmo com o alto valor da inscrisção de R$160,00 "É um tempo para resgatar no coração de todos/as a paixão pela juventude, faremos um resgate histórico da efetivação desta opção em nosso país a fim de vislumbrar perspectivas para motivar ainda mais a evangelização da juventude”, explica.

Foram convidados/as a participar deste encontro, responsáveis diocesanos pela juventude; coordenadores(as) assessores(as) das Pastorais da Juventude e dos diversos segmentos do trabalho com os jovens; religiosos(as) que trabalhem com a juventude; Centros e Institutos de Juventude. Nosso Regional teve uma otima participação nesse momento histórico, aonde teve presente jovens das Dioceses de Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Volta Redonda, Friburgo e a Arquidiocese do Rio de Janeiro. "O Seminário sobre os 30 anos de Puebla foi um momento de comunhão e partilha muito forte entre as Pastorais e os movimentos. Partilhamos as dores, as vitórias e, principalmente, as experiências que vivemos durante todos esses anos que a Igreja da América Latina assume a opção pelos jovens e pelos pobres.
O seminário ainda se tornou mais belo quando jovens partilharam a vida, mostrando um brilho no olhar fantástico. Brilho que dá fôlego e enche de vida a caminhada! A apresentação da Campanha Contra a violência e o extermínio da juventude também deixou essa marca, mexendo com o coração de cada de nós.
Mesmo assim ainda é preciso muito mais! Esse seminário é uma etapa desse processo que estamos vivendo. E é essa necessidade de viver muito mais que nos faz caminhar como Eduardo Galeano propõe quando fala da utopia. Precisamos caminhar muito mais, lado a lado, em marcha contra tudo aquilo que extermina os jovens e os impedem de viver em abundância. Com toda a certeza, esse evento foi um passo desta marcha." diz a jovem Sarah Oliveira - Pastoral da Juventude Estudantil Nova Friburgo/RJ

No sabado as tendas batizadas de Medellín, Santo Domingo e Aparecida deram inicio a um trabalho que era desenvolvido em torno de três perguntas: “Como nós, jovens e adultos, a partir do lugar em que atuamos como Igreja, temos acolhido os/as jovens? Que grito/clamores temos ouvido da juventude com quem estamos nos diversos espaços?”, “O que te mobiliza para a missão no mundo juvenil diante da escuta dos/as jovens?” e Quais desafios para nossa Igreja na escuta dos/as jovens?”. Depois do almoço, foi feita a memória sobre os compromissos assumidos nesses tempo e também dos conflitos e contradições que marcam a opção pelos jovens na Igreja na América Latina e terminou na noite cultural, aonde lembramos de culturas que as vezes são esquecidas dançando músicas como: carimbó, côco, forró e axé.
No domingo foi apresentado a Campanha contra o Extermínio de Jovens proposta das PJs de juventude para toda a Igreja jovem organizada e presente no Seminário. A defesa da vida, a construção da paz e a discussão sobre a política de segurança pública e juventude. O compromisso com a vida da juventude nestes dois projetos vinculado à revitalização da ação evangelizadora da Igreja junto aos/às jovens e na defesa da vida. Ambos projetos vinculados diretamente ao documento 85 com suas linhas de ação e a Missão continentental que nos recomenda rever a ação, sair ao encontro da juventude."Foi muito interessante o contato que pude ter com "monstros" que eu não sabia que tinham criado “perninhas” e saído de dentro dos meus livros e subsídios da PJ que ficam em minha prateleira, pois só ouvia falar das referências bibliográficas: Hilário Dick, Jorge Boran e Carmen Lúcia. Ouvir a fala de: Pe. Vandinho, Pe. Sávio, D. Eduardo, D. Mariano e Pe. Augusto e os demais assessores também foi muito interessante, mas preciso admitir que um dos momentos que mais me emocionaram foi ver de perto nosso tão sonhado "Protagonismo Juvenil" ser representado na fala carregada de sotaque maravilhoso da secretária nacional Hildete relembrando a história de nossas Pastorais de Juventudes, a nossa história. Além de Felipe, brilhantemente apresentando a Campanha Nacional Contra o Exterminio de Jovens que deve ser encarada como nosso compromisso enquanto cristãos, batizados e jovens militantes da PJ. Outro ponto muito bonito de se ver e que fez toda a diferença pra mim foram os momentos que tiveram nossa mística enculturada, enraizada. Onde pude sentir de verdade o que é a Pastoral da Juventude. O que nos diferencia o que nos faz únicos e permite que a Paixão por este jeito diferente de celebrar o Ressuscitado aumente a cada dia." diz Aline Muniz da Pastoral da Juventude de Duque de Caxias/RJ

A celebração do final do dia, serviu pra lembrar de todos os momentos vividos pelos agentes pastorais ali presente, concretizar todo trabalho e carinho guiado pela luz do evangelho da equipe do Setor Juventude, aonde os jovens coordenadores e assessores se comprometeram a fazer que esse belo documento seja lembrado em prática por mais 30 anos!

Nenhum comentário: