24 maio 2011

Uma Ciranda pela Vida





Uma Ciranda pela Vida

Juventude de Caxias pede mais políticas públicas e menos extermínio de jovens no município

Contra a Violência e extermínio de Jovens, a Pastoral da Juventude e alguns líderes de movimentos sociais realizaram no dia 07 de maio, Uma Ciranda pela Vida em frente ao teatro Raul Cortez, no centro de Caxias. O ato que contou com cerca de 200 jovens chamou a atenção das pessoas que retornavam de suas atividades e observavam a manifestação em frente ao teatro, com apresentações culturais de grafiteiros e grupo de capoeira. Segundo o estudo apresentado pelo Ministério da Justiça do Brasil e o Instituo Sangari – Mapa da Violência 2011, Os jovens do Brasil - Duque de Caxias é o município com o pior índice de assassinato de jovens no estado do Rio de Janeiro e o 16º no Brasil. Panfletos e cartazes foram distribuídos sobre a campanha.

“A juventude quer e tem o direito de viver!” disse pe. Marcos Bejarano em seu discurso: “A ciranda pela vida é um sinal de que o jovem sabe o que quer e ainda tem forças para lutar pelos seus direitos. Portanto saúdo esta iniciativa como um sinal de esperança num tempo de tanta apatia e falta de iniciativa.” motivou o pároco da Imaculada Conceição, da Vila São Luiz. Para o assessor da PJ no regional Periferia, Leonardo Rocha, o evento foi importante pra mostrar a cara da juventude. “Quebramos um tabu de anos, dizendo que não estamos dormindo e mostrando o nosso rosto! Queremos ver acontecer a mudança e a as políticas publicas para Caxias”. Completa ele.

A atividade faz parte da Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, proposta pelo comitê de organizações de juventude, com a PJ. E foi desenvolvida após o assassinato do Padre Gisley Azevedo, assessor nacional do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2009 no Distrito Federal. “Foi importante saber que Caxias está em comunhão com todo o Brasil, em prol da vida. Cada um, que participou consciente da mudança que pode ser feita no seu local, é semente dessa campanha grandiosa. Precisamos articular com outras organizações o fórum da juventude, para o conselho municipal e dar um basta nessas mortes” afirmou Renata Miranda, coordenadora nacional da PJ – pelo regional Leste I da CNBB











Foi encaminhada uma carta convite para a prefeitura, mas nenhum representante legal compareceu ao ato e não houve pronunciamento sobre a questão. A estudante de serviço Social, Viviane Cristina de Jesus, lamenta a não representatividade do município e questiona referências. “Uma pena que não teve nenhum representante legal do município para discutir a questão de políticas públicas. Aqui em Caxias, há um centro de referência da Juventude, em cima do restaurante popular, que não desenvolve atividade alguma. Ficamos sempre esperando por melhoras!” afirma ela que também é líder comunitário da Pastoral da Criança.











O secretário de meio ambiente, Samuel Maia, esteve presente e prometeu encaminhar as solicitações para os órgãos responsáveis: “É necessário a criação do conselho municipal da juventude com participação da sociedade civil. Eu levarei todas as propostas ao prefeito!”.



















O subsecretário de direitos humanos do estado do Rio de Janeiro, Antonio Calos Biscaia, também participou de um bate-papo com os jovens: “A Segurança pública precisa ser focada como prevenção e não repressão à cidadania. Hoje existem no Brasil cerca de 16 milhões de pessoas vivendo em miséria extrema (com renda menor de R$ 70,00 por mês). É necessário trazer a cidadania para os jovens nessas áreas carentes. É preciso emprego e formação pois essa é a nossa base”. Afirmou o subsecretário.

Quanto ao Centro de Referência de Juventude, que está vinculada a Subsecretaria de Juventude, propôs aos jovens que façam um relatório sobre a situação atual, quais as pessoas que estão à frente, e as propostas de projetos a serem desenvolvidos.









Giovanni Falcão

Caso queira visualizar o Mapa da violência, clique aqui. (Tamanho: 3.5 MB)

Fotos da Ciranda pela Vida: https://picasaweb.google.com/fotos3.agitopj/1CirandaPelaVida?authkey=Gv1sRgCPrc2YTUnqPTaw

Um comentário:

Comunidade São Francisco de Assis. disse...

Adorei o Post. Não pude estar no dia, mas queria muito ter ido. Ass.: Letícia Carvalho.