05 setembro 2011

Grito dos Excluídos 2011

cartaz grito_reduzido

Dia 07 de setembro de 2011 às 9h


Av. Presidente Vargas com Rua Uruguaiana (Centro - RJ)


Leve sua bandeira, sua faixa e sua indignação!

O 17º Grito dos/as Excluídos/as, a ser realizado em setembro de 2011, continuará o debate levantado pela Campanha da Fraternidade de 2011, contribuindo no aprofundamento e na construção do projeto popular, bem como continuará sendo espaço de discussão sobre independência e soberania, tornando-se cada vez mais em espaço de participação dos/as excluídos/as.

Continuaremos gritando e fazendo a denúncia deste modelo de crescimento/desenvolvimento econômico que não serve, porque é excludente e concentrador, não respeita o meio ambiente, continuaremos denunciando a corrupção e a impunidade, a violência e a democracia representativa que não representa a vontade do povo.

Apesar da euforia do crescimento, Copa do Mundo 2014, Olimpíadas 2016, o povo brasileiro vive e sofre as conseqüências da desigualdade: de um lado, o Brasil “moderno” inserido globalmente, nação emergente, grande economia mundial; do pré-sal; de outro, o país da fome; do bolsa família; do trabalho escravo; das metrópoles inchadas; do drama da saúde; da educação; do transporte; da criminalização, das injustiças; da corrupção e impunidade; da destruição do meio ambiente, como se os bens naturais fossem infinitos.

Nos últimos anos o governo brasileiro investiu na redução da miséria, através de formas de transferência de renda, tipo bolsa família, reajuste de salário mínimo, acelerando em políticas assistenciais, mas nem por isso evitou que a desigualdade continuasse a ponto de o Brasil seguir na lista de países mais desiguais do mundo.

O Lema nos chama a discutir em caráter nacional e global. É necessário pensar em verdadeiras políticas públicas de inclusão, o grande desafio é passar de um modelo de exploração, que visa tirar o máximo de lucro da natureza e da força humana, a um novo modelo de cuidado, preservação e cultivo da vida, que prima pela convivência justa, solidária e fraterna, em relações de convivência com as demais formas de existência, permitindo que a Terra se converta numa fonte perene de vida.

Prevalece a necessidade de apoiar e fortalecer todas as iniciativas populares que buscam reciclar e reorganizar a relação dos seres humanos com a biodiversidade do Planeta. Em nível global, somos convidados a uma rede de solidariedade, onde os direitos básicos dos seres humanos se complementam com políticas amplas e abrangentes de preservação e respeito ao meio ambiente, priorizando o desenvolvimento sustentável. A consciência da cidadania ganha dois aspectos inseparáveis: a soberania nacional, nas comemorações do Dia da Independência, não pode esquecer que somos antes de tudo cidadãos do planeta Terra.

O 17º Grito dos/as Excluídos/as continuara levantando sua bandeira, semeando sementes de indignação e esperança, contribuindo na criação de força social e popular que possa fazer pressão de baixo para cima, assim forçando as mudanças.

Fonte: www.gritodosexcluidos.org/wp-content/.../histórico-do-Grito-2011.doc

Nenhum comentário: