29 outubro 2010

25 Anos de DNJ: Juventude Celebra sua Memória e Transforma a História!


No dia 24 de outubro, a Pastoral da Juventude da Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti comemorou, em comunhão com toda a Igreja do Brasil, seu 25º Dia Nacional da Juventude - DNJ. Com o tema: “Juventude Celebrando a Memória, Transformando a História” a juventude fez valer seu lema, com muita reza, muita luta e muita festa e marchou contra a violência pelas ruas do Bairro Jardim Meriti, em São João de Meriti.

O evento que anualmente reúne jovens dos grupos de base de toda a Diocese aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Glória, vencedora de um concurso realizado entre as paróquias do Regional São João para sediar o DNJ. No projeto as Paróquias tiveram que responder a pergunta: “Por que o DNJ deve ser em minha paróquia?”

A concentração aconteceu na Praça dos Três Poderes, em frente à Prefeitura de São João, onde os jovens partiram em Marcha contra a Violência recordando os temas e músicas que marcaram estes 25 anos de caminhada. Na chegada a Paróquia, houve o testemunho de Pe. Renato Chiera, da Casa do Menor São Miguel Arcanjo em Nova Iguaçu, que ressaltou a importância de iniciativas que vislumbrem a proteção e garantia de vida para a Juventude. “Precisamos estar ao lado e ser presença na vida do Jovem”, partilhava Pe. Renato.

No decorrer do dia tivemos ainda apresentações das Bandas Angeli per Gioventù e Angelus Dei, assim como leitura de poesias e da “Arte do DNJ” por um grupo de dança formado por jovens da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que apresentaram uma coreografia inspirada na Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens.

As atividades foram encerradas com a Celebração Eucarística presidida por nosso Bispo Diocesano, Dom José Francisco, que contou ainda com a presença do Pároco Pe. Mauro, do Assessor do Setor Juventude Pe. Lucio Nicoletto, de Pe. Maximo e Frei Walter. Na celebração tivemos participação de jovens dos três regionais da Diocese na Liturgia, animada pelo Ministério de Música formado por Jovens da Congregação Mariana da Paróquia Nossa Senhora da Glória.

A Coordenação Diocesana agradece aos jovens do Regional São João e demais paróquias de nossa Diocese que se fizeram presentes na preparação e organização do evento. Assim como a todos que participaram deste dia tão especial para a juventude! Agradecemos também a toda a equipe da Paróquia Nossa Senhora da Glória, Pe. Mauro e Pe. Claudiney que iniciou este processo juntamente com a juventude, pela acolhida e apoio. Esperamos juntos celebrar novos momentos de festa tendo sempre a frente o compromisso na defesa pela vida de nossa juventude.

De:Gabriel Jaste

Nenhum comentário: